LUAS OLIVIERI
BREVE CURRÍCULO
Luas Olivieri é multiartista, atuando com teatro, música, composição, ensino de teatro, literatura e arteterapia junguiana. Cursou Licenciatura em Teatro na UNESA, Música na Vila Lobos, Arteterapia no Instituto Anthropos e atualmente está finalizando o mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde se dedica a pesquisar um dos marcos da arte na contemporaneidade: o esmaecimento das fronteiras entre as diferentes expressões artísticas.
Luas se dedica ao trabalho artístico há 23 anos, escrevendo, atuando e dirigindo espetáculos. No teatro, participou de dezenas de espetáculos profissionais, sendo dirigido por Moisés Bittencourt, Lúcia Coelho, Fabio Pillar, Roberto Rosa, entre outros.
Foi integrante da Cia “De 4 no ato” durante 10 anos, atuando em diversos espetáculos. Entre eles: “Belelê Balaio – Uma comédia em cordel”, peça que passou por mais de 60 cidades do Brasil e América Latina. Na companhia, conquistou quatro prêmios nacionais como melhor artista da cena.
No cinema, integrou o elenco dos curtas: “Dois longos dias”, “Do lado de dentro da noite”, “Viciados”, “A Regra” e “Realidade azul”.
Escreveu e dirigiu os espetáculos “LUNA” da Cia Lúmini de teatro; “ECLIPSE”, apresentado em diversas cidades do Chile; e “O CICLO”, que teve sua estreia em 2008 no Circo Voador – RJ.
Atuou como docente de teatro no PETI-RJ, CIEDS, Café Clube das Artes em Vassouras – RJ, Rede Bahiense, Rede MV1 e ELATEP (Escola Latino-Americana de Teatro Popular de Santiago do Chile).
Criou o projeto "Música Corporal", que durante três anos foi contemplado em editais da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, onde atuou coordenando projetos de aulas de música em favelas do Rio de Janeiro.
Foi docente do curso de extensão de Educação em Direitos Humanos da UFRJ, conduzindo uma investigação sobre o papel dos processos lúdicos como ferramenta na educação em direitos humanos.
Nos últimos anos, integrou o elenco dos espetáculos: “ENCANTADOS”, "A CAVERNA", "A Mandrágora" e "Ariano - o cavaleiro sertanejo".
De março de 2018 a março de 2020, realizou circulação nacional com sete espetáculos do repertório da Cia AbaréTeatro por mais de 90 cidades do Brasil através do ProAc ICMS e lei de incentivo à cultura.
Em 2023, dirigiu o espetáculo "A pé e com palavras" (Sesc Pulsar), estreou o show "Estradas Dentro" e lançou o livro de poesias "Patuá e pé na terra" (Retomada Cultural 2). Com o livro, participou da Flip (2023) e foi contemplado pelo SESC Pulsar (2025) para a realização do lançamento em sete unidades do SESC Rio.
Atualmente, é integrante do TUKUM - BANDO DE CRIAÇÃO, grupo artístico interdisciplinar que nasceu da fusão entre teatro, música e poesia. Em 6 anos de trabalho contínuo, o Tukum gravou dois álbuns autorais, dois singles, doze videoclipes, foi aprovado em diversas curadorias especializadas, venceu concursos, ganhou prêmios e possui 3 milhões de plays em uma de suas músicas no Spotify, com uma média de 40 mil ouvintes mensais na mesma plataforma. A partir de muito trabalho, realizado de forma independente e autoral, o grupo vem formando, cada vez mais, uma base sólida de público e já realizou, apenas em 2024, mais de 30 apresentações de seus shows.