top of page

BRUNO OLIVIERI

Anchor 1
BREVE CURRÍCULO

Diretor artístico, músico, compositor, ator, professor de teatro, poeta e arteterapeuta junguiano. Cursou Licenciatura em Teatro na UNESA, Música na Vila Lobos,  Arteterapia no instituto Anthropos, e atualmente é mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde se dedica a pesquisar um dos marcos da arte na contemporaneidade: o esmaecimento das fronteiras entre as diferentes expressões artísticas. 

Bruno se dedica ao trabalho artístico há mais de 20 anos, escrevendo, atuando e dirigindo espetáculos. No teatro participou de dezenas de espetáculos profissionais, sendo dirigido por Moisés Bittencourt, Lúcia Coelho, Fabio Pillar, Roberto Rosa, entre outros.

Foi integrante da Cia “De 4 no ato” durante 10 anos, atuando em diversos espetáculos. Entre eles: “Belelê Balaio – Uma comédia em cordel”, peça que passou por mais de 60 cidades do Brasil e América Latina. Na Companhia conquistou quatro prêmios nacionais como melhor ator.

No cinema integrou o elenco dos curtas: “Dois longos dias”, “Do lado de dentro da noite”, “Viciados”, “A Regra” e “Realidade azul”.

Escreveu e dirigiu os espetáculos “LUNA” da Cia Lúmini de teatro; “ECLIPSE” sendo apresentado em diversas cidades do Chile; e “O CICLO” que teve sua estreia em 2008 no circo voador – RJ.

Foi professor de teatro do PETI-RJ, CIEDS, café clube das artes em Vassouras – RJ, Rede Bahiense, Rede MV1 e ELATEP (escola latino-americana de teatro popular de Santiago do Chile).´

Criou o projeto "Musica corporal" que durante três anos foi contemplado em editais da secretaria municipal de cultura do Rio de janeiro onde atuou como coordenador e professor de música.

Foi professor do curso de extensão de Educação em direitos humanos da UFRJ, conduzindo uma investigação sobre o papel dos processos lúdicos como ferramenta na educação em direitos humanos.

Nos últimos anos, integrou o elenco dos espetáculos: “ENCANTADOS”, "A CAVERNA", "A Mandrágora" e  "Ariano - o cavaleiro sertanejo". 

De março de 2018 a março 2020 realizou circulação nacional com sete espetáculos do repertorio da Cia AbaréTeatro por mais de 90 cidades do Brasil através ProAc ICMS e lei de incentivo à cultura.

Em 2023 lançou o seu primeiro livro de poesias intitulado "Patuá e pé na terra" (Retomada cultural 2), estreou o show "Estradas Dentro" (Proac) e dirigiu o espetáculo "A pé e com palavras" (Sesc Pulsar). 

Atualmente é integrante do TUKUM - BANDO DE CRIAÇÃO onde atua como compositor, músico, produtor e diretor artístico. O grupo realizou o show de lançamento do álbum “22 dias a pé” em 2021, em formato online, através do edital Proac - SP. O espetáculo também integrou a programação da Virada SP e foi premiado pelo edital nacional Qualicult. 

     

      Em 2022, o Tukum lançou o single e videoclipe “Histórias de Seu Zé”. A canção, que ficou entre as 10 vencedoras do Festival Nacional da Canção de 2022, ganhou uma gravação em estúdio produzida por Tony Oliveira. A produção do single é resultado do prêmio de primeiro lugar que o grupo conquistou, no Festival Lounge Fest. ​


    Este ano, o grupo lançou o seu segundo álbum: “Estradas Dentro”, contemplado pelo edital Proac, produzido por Guilherme Kastrup (Grammy Latino por "A Mulher do Fim do Mundo" de Elza Soares), e com feat da cantora Flaira ferro, além de ganhar o premio de melhor interprete na Maratona de Música Firjan SESI 2023. 

bottom of page